Polêmicas no fórum Mais EV – Poker é gamble ou esporte?

Fala galera! Tudo em paz?

Recentemente andei lendo uns tópicos bem polêmicos no fórum Mais EV que me deixaram com a pulga atrás da orelha. Sei que fóruns na internet são bastante tumultuados por falsas informações, haters e trolls, mas o Mais EV tem muita credibilidade bem como usuários aptos para uma discussão sadia sobre diversos assuntos. Para começar a lista dos tópicos polêmicos, começarei com este: Poker – Gamble ou Esporte?

cartas

O primeiro post polêmico começou quando iniciaram os debates sobre poker ser esporte ou gamble. Sei que tem muita gente que torce o nariz quando ouve falar disso, acho que tem muita gente com opinião já formada mas quero aqui expressar a minha, afinal, esse espaço é a porra do meu blog hehehehe

Sinceramente, acho que poker não é nenhum dos dois, mas se fosse para ser um, seria esporte. Explico.

Quem aqui já tentou convencer outra pessoa de que poker é esporte? Difícil né? E convencer alguém que poker é um “esporte mental” então?

No poker, tanto live quanto online, ficamos sentados clicando botões ou então apostando fichas e é um tanto chato quando dizemos que é um esporte mental e tem gente na mesa lendo revista, no celular, no tablet, etc. Quem entende do jogo sabe que isso faz parte mas quem está tentando acreditar que poker é um esporte mental e vê uma situação dessa, já sai falando: “Olha lá neguinho vendo Facebook no celular…se é um esporte mental, tem que estar concentrado, isso é tudo balela…”

Ao mesmo tempo, poker é um esporte diferente do futebol, basquete, vôlei, etc. Esses esportes, apesar de exigirem também estratégia, são esportes que exigem muito do preparo físico para um chute, uma defesa, um arremesso. Esporte é sinônimo de correr, suar, e não de ficar sentado numa cadeira. Porém, para que seja possível ficar horas e horas sentado, jogando o “A game”, é necessário um excelente preparo físico, controle emocional e paciência. Então, apesar de alí no momento não ser necessário correr, chutar, suar, o “esporte” nesse sentido vem muito antes do cara sentar alí na mesa. E eu acredito muito que uma pessoa muito bem preparada fisicamente, com a devida postura, conseguirá aguentar sentado muito mais tempo do que aquela pessoa preguiçosa que só fica sentada por estar sentada.

mens sana

Convenhamos, uma pessoa que se exercite todo dia, não terá uma vida muito mais saudável do que uma pessoa sedentária? E quem aqui TRABALHA mas fica sentado o dia inteiro diante de um computador?

AH MAS ISSO NÃO É TRABALHO…TRABALHO MESMO É PEGAR UMA ENXADA E IR CAPINAR…

É por isso que acredito que o jogador de poker que se prepara fisicamente para estar alí sentado, por horas e horas, tomando diferentes ações por longas sessões, estará muito mais apto para o jogo do que aquelas pessoas que acordam tarde, são preguiçosas e comem absurdos de calorias, fast food, etc.

Vamos fazer uma aposta? Imaginem dois jogadores com o mesmo nível técnico de jogo. O jogador A acorda todo dia as 09:00 horas, toma um café bem saudável e diversificado, faz exercícios durante uma hora e meia, descansa, tem um almoço regrado entre carnes e verduras, estuda e vai jogar.

O jogador B acorda por volta do meio dia, come pedaços de pizza que sobrou de ontem a noite, estuda e vai jogar. Esse jogador nunca faz exercícios físicos pois não tem tempo para se dedicar.

Qual desses jogadores terá maiores chances de vitória?

Mas daí tem gente que vai dizer que o jogador B pode ganhar alguns torneios. Ok, sim, ele poderá ganhar. Agora vamos imaginar essa mesma aposta durante 3 meses, todos os dias. Quem terá o maior índice de vítorias?

Eu tenho a minha reposta faz muito tempo…

Quanto ao gamble, em minha opinião, acho que tem muita gente que se confunde ai. Poker tem um fator sorte sim, que o torna mais excitante. Mas não é totalmente gamble só por isso. Acho que gamble vai muito além do que apenas sorte. Gamble é roleta, onde você aposta em um número e gira a roleta esperando que a bolinha caia naquele lugar. Gamble é apostar seis números numa faixa de 0 a 60 e torcer para que seja sorteado. Gamble é simplesmente apostar por apostar, sem saber QUANDO E SE irá ganhar.

Enquanto que no poker, apesar de nem sempre o AA ganhar, saberemos que ele irá ganhar muitas vezes…

Então pessoal, o que queria dizer é que poker está muito mais para o esporte do que para o gamble. Não é porque eu não chuto nem arremesso que poker não é esporte. Nem gamble por estar jogando poker no cassino e perder com meu AA, por falta de “sorte”.

Acho que ficou bem claro para todos né? Consegui expressar meu ponto de vista? Quem tiver dúvidas ou quiser debater sobre o assunto, estou aqui!

Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s