8 Estratégias Comprovadas para arrebentar nos Cash Games Micro Stakes

Você já leu vários livros de poker, já viu inúmeros vídeos de profissionais e dedicou algumas boas horas para jogar. Mas os resultados não chegaram, ainda.

É isso o que acontece na maioria da vida dos jogadores de poker.

Ser bem sucedido no poker não é vencer uma batalha e sim vencer a guerra. E antes de vencer a guerra, você provavelmente perderá algumas batalhas.

No entanto, existem algumas estratégias comprovadas para você atingir o sucesso no cash game micro stakes e vou listá-las agora:

cards-159600_1280

1) Comece pequeno

Se você está acostumado a jogar low ou mid stakes e se impressiona com o nível e qualidade dos jogadores, então você realmente deveria começar pequeno, jogando NL2 ( blinds de USD 0,01/0,02). Eu sei que jogar por pequenas quantidade de dinheiro pode ser difícil, especialmente porque os maiores potes que você ganhar não pagarão nem uma xícara de café mas é justamente nesse tipo de jogo que você precisa aprender a focar.

Se a sua desculpa é não ter foco devido aos pequenos valores envolvidos, nos limites maiores você vai sofrer da falta de foco e o preço que irá pagar será caro.

A vantagem de se começar pelos menores limites é que você vai poder subir, com o tempo, os limites maiores com um bom bankroll e já tendo os fundamentos necessários para atingir o sucesso, como por exemplo, foco e paciência.

Além disso, você irá descobrir se o nível de seu jogo está adequado. Por exemplo, jogue NL2 por duas semanas. Se você estiver absolutamente destruindo esse jogo, então você pode ir para o próximo limite, no caso NL5. Eventualmente você descobrirá o limite do seu jogo: estratégias que não produzem o resultado desejado, leaks que você provavelmente não conhecia, etc.

Preciso realmente frisar o quão importante e necessário é você construir sua carreira no poker com paciência. Não adianta correr contra o relógio, tanto no online quanto no live.

2) Comece com um bankroll adequado para os micro stakes

Eu sei o quão tentador pode ser gastar aqueles USD 50,00 em qualquer jogo que fisgar seu olho com uma premiação gigantesca. Mas acredite, isso é a receita para o desastre.

Um dos maiores motivos que vejo jogadores batalhando nos micro stakes é porque eles não sabem gerenciar corretamente seu bankroll. Quebram por várias e várias vezes.

Primeiramente, você deve sempre ter pelo menos 30 BI para qualquer jogo que irá jogar. Quando eu digo BI, eu quero dizer 100 BB que é o máximo montante permitido para que você se sente numa mesa de cash game.

Por exemplo, se você está jogando NL10 (blinds USD 0,05/0,10) então o seu máximo BI será USD 10,00 naquela mesa. Multiplique por 30 e você descobrirá que deveria ter USD 300,00 como o mínimo de bankroll para jogar esse limite.

Na minha opinião, será até inteligente ter mais que 30 BI nos dias de hoje e o motivo é que downswings acontecem até com os melhores jogadores dos micro stakes.

3) Foque em apenas um tipo de jogo

Garanta que você está focando num jogo específico, seja cash game, SNG ou MTT. Todos esses três formatos exigem habilidades diferentes e demandam estratégias diversas. Tentar jogar um pouco de cada nesse momento não irá lhe ajudar.

Claro que, dar um tiro ou outro em dias diferentes não é proibido, mas se você verificar os melhores jogadores do momento, irá perceber que eles focaram num tipo de jogo e masterizaram isso de uma maneira sem igual, mas porque focaram em apenas um tipo de jogo.

Também não aconselho a jogar Cash Game NL e depois ir para o PLO, triple draw, etc. Seja específico e foque em apenas um jogo.

E o mais importante é que você se divirta no jogo que escolher. Quando você gosta do que faz, se sente mais motivado a melhorar naquilo.

Quer melhorar seu jogo de uma forma fácil, dinâmica e lucrativa? Acesse esse link e encontreu meu ebook sobre Cash Game NL2.

4) Trabalhe bem os conceitos fundamentais

O micro stakes é o lugar ideal para você construir seu conhecimento básico, seus fundamentos no jogo. E isso significa que neste momento você precisar masterizar a arte do jogo “Tight Agressive”, conhecida como TAG.

Aqui está a verdade sobre o micro stakes: eles estão cheio de jogadores iniciantes que não tem uma base sólida no jogo e não sabem fazer certas jogadas.

Na verdade, muitos dos jogadores que você vai encontrar nos micro stakes tem decisões baseadas no instinto, sem entender qualquer matemática ou lógica. Isso significa que você vai ver muitas jogadas bizarras como jogadores dando call em 3bet, fora de posição com um suited conector baixo. Você nunca esperaria que alguém nessa jogada tivesse um 4 na mão em um  quando o flop vem K44. Mas alguém pode ter e terá nos micro stakes.

Por isso que é importante você deixar as coisas mais simples possíveis e ser bastante seletivo nas mãos que joga. Sugiro que não jogue mais do que 20% das mãos, a não ser que você esteja no botão ou nos blinds. Se você mantiver esse padrão, vai se prevenir de muitas dificuldades em situações marginais contra jogadores imprevisíveis.

Depois do flop, você deveria dar cbet frequentemente e fazer alguns semi-bluffs se o board lhe ajudar.

Geralmente, se você jogar solidamente a estratégia TAG, você se dará a melhor chance de ter sucessos nos micro stakes enquanto se mantém longe de situações estranhas com grandes potenciais de tilt.

5) Mantenha o jogo simples e lucre mais

Por tudo que você já leu acima, acredito que você também irá querer manter o jogo o mais simples possível.

Um dos erros mais frequentes nesses limites é ver jogadores pensando demais em situações medíocres. Você precisa se lembrar de que a maioria dos seus adversários nesses limites são novos no jogo, muito deles recreativos, que não possuem razões para as suas decisões.

Se você tentar algo “avançado” como check/raise bluff no river contra alguns desses jogadores porque você viu isso em um jogo high stakes na TV, você vai estar se colocando dentro de uma bomba prestes a explodir.

Você precisa se lembrar que nos micro stakes você estará jogando por montantes de dinheiro que não significam muito para a maioria das pessoas.

Uma das melhores coisas que você pode fazer é simplesmente manter o jogo o mais simples possível, mesmo que isso signifique muitos folds em um jogo extremamente estúpido e patético. E sim, acredite, será chato algumas vezes. Eu sei como é não fazer uma mão em uma hora de jogo e começar a acelerar o jogo, saindo da estratégia, somente para ter ação e ver poucas fichas indo para seu lado.

Mas salve isso para limites maiores onde o dinheiro realmente significa muito para as pessoas.

6) Jogue bem suas melhores mãos

A maioria dos jogadores micro stakes são bastante passivos. Isso significa que você não vencerá um grande pot dando check – você precisa dar bet para que eles deem o call.

Então, quando você tiver uma mão, você precisa continuar dando bet no pot até você ter uma razão clara para mudar a marcha.

A chave para isso é lembrar que jogadores recreativos são passivos e que eles detestam dar fold e amam dar call. Na verdade, o que eles mais amam é tentar pegar seu blefe…e como você vence um jogador assim? Você aposta grande, forte e frequentemente com as suas melhores mãos.

7) Tente melhorar seu jogo, pelo menos um pouquinho, a cada dia

Uma das melhores coisas do poker de hoje é a facilidade com que você pode melhorar seu jogo. Existem vários recursos, desde ebooks, cursos, vídeos, streamings, fóruns e coaches.

Além disso, acho bastante importante você rever suas mãos após uma sessão, tirar dúvidas com quem puder e reavaliar seus leaks. Uma das maneiras de descobrir isso é também através de algum tracker, como Poker Tracker ou o Hold’em Manager.

Quer melhorar seu jogo de uma forma fácil, dinâmica e lucrativa? Acesse esse link e encontreu meu ebook sobre Cash Game NL2.

8) Não leve tudo tão a sério

A última e mais importante dica para destruir no micro stakes é lembrar o porque você começou a jogar poker antes de tudo: para se divertir.

Quando você leva tudo muito a sério nas mesas, especialmente quando as coisas não estiverem indo bem, vai ser importante lembrar o porque você passou o dia inteiro neste jogo.

Os jogos no micro stakes em particular são uma loucura total. Como já comentei antes, esse é o lugar em que você encontrará os jogadores mais malucos do mundo. Mas porque eles jogam tão mal é o motivo do porque você irá lucrar tanto. Não deteste esses jogadores quando você tomar uma bad beat. Primeiro, saiba reconhecer que foi uma bad beat, faça um note nesse jogador e lembre-se que no futuro esse jogador irá lhe devolver com juros todo o montante que você perder para ele nas bad beats.

Se você ficar frustrado ou com raiva a cada carta ridícula que aparecer no river, então provavelmente você entrará em tilt facilmente e isso matará todo o seu jogo, fazendo com que saia fora da estratégia, jogue menos e mal. E isso é um erro crucial que pode custar seu bankroll.

Use sempre uma boa estratégia contra jogadores ruins e veja todas as fichas vindo em sua direção.

Considerações Finais

Espero que tenham gostado desse post. Ele foi traduzido do blog do jogador Nathan “Blackrain79” Williams e modificado com algumas experiências minhas.

Nos vemos nas mesas!

Quer melhorar seu jogo de uma forma fácil, dinâmica e lucrativa? Acesse esse link e encontreu meu ebook sobre Cash Game NL2.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s